Carta Às Crianças E Adolescentes, Nossas Pérolas
- Por Helena Masseo de Castro - Psiquiatra e
- Feb 5, 2018
- 2 min read

O que mais quero para todos vocês é que encontrem seus caminhos.
Que possam descobrir “à que vieram neste mundo”.
Só assim poderão ter uma vida satisfatória, com realizações e forças para superar e lutar nas dificuldades que encontrarão, e que não serão poucas.
“Tirar ou pular as pedrinhas dos caminhos”, ou outras ações que se fizerem necessárias, a cada situação.
Poderão sentir-se gratos com os resultados dos seus feitos pois estes estarão de acordo com suas vontades e/ou propósitos/tendências/habilidades.
Por mais que tenham que fazer e refazer... trabalhar e trabalhar... estarão bem, pois estarão fazendo uma atividade que gostam, exercendo o que lhes faz bem.
Não tentem nunca agradar a ninguém em relação a isto, exceto a vocês mesmos, pois só assim poderão usar todos os seus recursos em suas atividades, em relação a sua força de trabalho e também, ao uso de sua criatividade, que lhes será sempre, fundamental.
E terão sucesso.
Sucesso é fazer bem o que nos destinamos a realizar, sentirmo-nos bem com o processo, com o resultado e ficarmos satisfeitos, sentirmo-nos gratos. E gostarmos.
Se conseguimos encontrar nosso caminho, podemos sempre crescer, pois fazer o que tem ligação com nosso mundo interno, possibilita faze-lo bem, com vontade, curiosidade, interesse, querendo desenvolve-lo mais e faze-lo crescer, consequentemente, refletindo em nós.
Tentem descobrir quem são vocês, quais suas verdades, e forcem-se a viver de acordo com o que é genuíno em vocês, com o que lhes é inerente, inato.
Só assim poderão ter serenidade e fazer as escolhas certas e adequadas ao seu ser, consequentemente, podendo se desenvolver e crescer.
Não tentem agradar a ninguém, também, em relação a isto. Nunca tentem ser o que não o são, para agradar alguém, ou corresponder a alguma expectativa, tanto pode ser do pai, mãe, irmãos, tios, padrinhos, madrinha, professores, chefes, namorado (a) esposo (a). Aí, deixarão de ser as pessoas que são, e não haverá mais relação possível.
Deixarão de existir duas pessoas, e apenas uma e seu eco. Pior, sentir-se-ão muito mal, pois estarão vivendo um personagem, sendo que não é um teatro e sim as suas vidas. Que não tem reprise, nem nova sessão.
É só uma vez.
Por isto, sejam, sempre, honestos.
Com vocês em primeiro lugar, e depois com os demais.
A honestidade, a integridade, a dignidade são qualidades das quais não podemos abrir mão, nunca.
Onde quer que estejam, o que quer que estejam fazendo, lutem muito para que elas prevaleçam.
Por isto, sempre, as crianças me encantam. Elas dizem a verdade invariavelmente!
Sempre dizem o que sentem e o que pensam. Naturalmente.
Gostaria tanto que vocês continuassem assim! Que não temessem se mostrar como são.
Que não escondessem as pessoas que são.
Só podemos agradar, realizar e conquistar, sendo quem somos.
A pessoa que somos não desagrada, nunca! Não se esqueçam disso!