Começo de ano. Olhe para si
- Por Helena Masseo de Castro - Psiquiatra e
- Dec 27, 2017
- 1 min read

Começo de ano. Olhe para si
É começo de ano.
Que tal olhar para si, para sua vida, perceber o que está bom, e o que não está...
E, o que não está bom?
Ansiedades intensas?
Medos excessivos e sem sentidos?
Tristezas, aparentemente, sem motivos, e exageradas?
Manias?
Compulsões?
Nunca acha que está bem? Sempre há algo errado?
Pode ser indício/sintoma de algum transtorno emocional, algum problema psíquico.
Um dos segredos da vida é termos contato conosco, isto é, percebermos como estamos nos sentindo (alegres, tristes, ansiosos, com medo, comendo muito, sem conseguir comer, etc.) e nos levarmos à sério, quer dizer, 'não fazer de conta’ que nada acontece, respeitarmos nossos sentimentos e tentarmos traduzir seus significados. Caso não consiga descobrir sozinha, o que se passa, procure ajuda de um profissional, um psiquiatra ou um psicanalista.
Se você for a um médico psiquiatra este poderá ajudá-la a entender o que se passa com você, tentará fazer um diagnóstico (ou hipótese diagnóstica) e, consequentemente, fará uma indicação terapêutica de acordo com o mesmo, que poderá incluir um medicamento e atendimento em psicanálise, além de sugestões de algumas outras atividades terapêuticas complementares.
Os transtornos psíquicos são como quaisquer outros problemas clínicos. São doenças que requerem tratamentos assim como as doenças físicas. Todas tem o componente biológico e assim sendo, passíveis de tratamentos medicamentosos, ou não, acompanhadas de psicanálise ou algum tipo de psicoterapia, podendo-se lançar mão ainda de outras condutas terapêuticas como atividades físicas, danças, musicas, artes visuais, literatura, teatro e etc..